O Papel da ISO 45003
- Rafaela Ussier

- 11 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de set.
Alinhamento com Padrões Internacionais
Além das regulamentações nacionais, a norma ISO 45003:2021 oferece diretrizes internacionais para a gestão de riscos psicossociais e a promoção do bem-estar no trabalho. Esta norma é projetada para ser integrada ao sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional da ISO 45001, fornecendo um arcabouço robusto para a segurança psicológica no local de trabalho.
A certificação ISO 45003 traz uma série de benefícios estratégicos para as organizações, incluindo a redução de ausências causadas por estresse, burnout, ansiedade e depressão. Além disso, ela contribui para o aumento do engajamento dos funcionários, a criação de um ambiente de trabalho mais positivo, a melhoria dos processos de contratação e retenção de talentos, e o aprimoramento da reputação corporativa. Para obter a certificação ISO 45003, a organização deve possuir uma certificação ISO 45001 válida, o que reforça a abordagem estruturada e sistemática para a saúde e segurança ocupacional.
A ISO 45003 pode ser considerada um "padrão ouro" para empresas que buscam ir além da mera conformidade. Enquanto a NR-1 estabelece o mínimo obrigatório, a ISO 45003 oferece um caminho para a excelência na gestão da saúde psicológica, apelando a organizações mais maduras em suas práticas de SST e que visam diferenciação competitiva. O suporte na implementação da ISO 45003 posiciona a consultoria como líder em gestão avançada e holística da saúde mental.
A adoção dos princípios da ISO 45003 pode, inclusive, reforçar a conformidade com a NR-1. A estrutura comum da ISO 45003 com outros sistemas de gestão (como ISO 9001 e ISO 14001) sugere que a implementação de suas diretrizes oferece uma metodologia abrangente e reconhecida internacionalmente para atender aos requisitos da NR-1. Isso confere maior credibilidade e sofisticação às abordagens da consultoria, oferecendo aos clientes uma solução que é tanto em conformidade com a legislação local quanto alinhada às melhores práticas globais.





Comentários